Página inicial > História
História do Municipio

História do Município

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 18h33 | Última atualização em Segunda, 28 de Janeiro de 2019, 11h59 | Acessos: 101

História de Taipas

O município, no século passado, era apenas uma simples fazenda com algumas casas de palhas e, daí o nome de “Taipas”, colocado por um viajante desconhecido que passava em direção a Bahia.

Taipas era então uma fazenda pertencente aos primeiros emigrantes portugueses representado pelo coronel Joaquim Francisco de Azevedo, nascido em 1847 e falecido nesta cidade em 1916. Com o seu falecimento o seu filho José Francisco de Azevedo assumiu a liderança de toda a fazenda com os seus filhos aumentando assim o povoado, conhecido naquela época como a “Princesinha do Sertão”.

Com o falecimento de José Francisco de Azevedo, assume a liderança o seu filho primogênito Joaquim Francisco de Azevedo, político que liderou por 50 anos o município, a época distrito da cidade de Dianópolis. O distrito foi emancipada em 1993.

PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE